Neuroestimulador Medular
A neuroestimulação (também conhecida como Spinal Cord Stimulation, ou SCS) é uma terapia que vem sendo usada por mais de 40 anos para aliviar a dor crônica e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Os sistemas de neuroestimulação são usados para o controle de dores crônicas nas costas, pescoço, braços e pernas através de impulsos elétricos.
Em um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, um eletrodo é implantado na coluna vertebral e conectado a uma bateria, que também é implantada (gerador de pulsos). Os impulsos elétricos enviados interferem na transmissão dos sinais de dor que são enviados ao cérebro, sem provocar efeitos colaterais normalmente associados aos tratamentos medicamentosos e o paciente sente isso em forma de alívio de dor.
A comunicação entre o eletrodo e a bateria é feita através de um programador externo. Por meio deste programador, o médico define, junto com a resposta do paciente, que tipo de estimulação ele irá receber para obter alívio de dor e voltar a ter um estilo de vida mais ativo e feliz.