Neuroestimulador Cerebral – Estimulação Cerebral Profunda (DBS)

unilateralvisãolateral

Esta imagem mostra dois sistemas unilaterais de Estimulação Cerebral Profunda. St. Jude Medical

Estima-se que a doença de Parkinson afete 6 milhões de pessoas em todo mundo e sua causa é desconhecida. É uma doença progressiva, crônica e neurodegenerativa caracterizada pela perda lenta e seletiva de neurônios em uma área do cérebro conhecida como substancia negra.

Esta área do cérebro produz uma substancia chamada dopamina que é responsável pelo funcionamento adequado do sistema nervoso central e pela comunicação de sinais que controlam o movimento e o equilíbrio.

Sem a dopamina os neurônios ficam impossibilitados de enviar certas mensagens, e os sintomas do Parkinson aparecem:

- perda de movimentos controlados

- movimentos mais lentos, tremor e rigidez

Estima-se que 25% dos diagnósticos da doença estão incorretos. Daí a importância de procurar neurologistas e neurocirurgiões especializados no diagnóstico e tratamento da doença.

As opções de tratamento são medicamentosas e cirúrgicas. Conforme a doença progride, o tratamento precisa ser ajustado. Quando a medicação sozinha, deixa de ser eficiente, a opção cirúrgica pode ser uma opção para restabelecer o equilíbrio elétrico do cérebro.

Conhecido como DBS (Deep Brain Stimulation), ou Estimulação Cerebral Profunda em português,  o procedimento foi desenvolvido na França por volta de 1990 pelo professor e neurocirurgião Prof. Alim-Louis Benabid e mais de 75.000 implantes  em mais de 500 centros já aconteceram ao redor do mundo.

O DBS é uma terapia reversível que pode oferecer aos pacientes de Parkinson controle contínuo dos sintomas relacionados aos movimentos, 24 horas por dia. Além disso, o DBS pode ser ajustado e personalizado para gerenciar da forma mais eficaz os sintomas motores específicos de cada indivíduo.

Os benefícios do DBS incluem melhora na qualidade de vida, prolongando o período de tempo de controle dos sintomas. O DBS pode também reduzir a quantidade de medicação que o paciente toma e ajudar a reduzir os efeitos colaterais da medicação.

 

DBS é cura para a Doença de Parkinson?

É importante saber que o DBS não é cura para a doença e que também não controla todos os sintomas. No entanto, o DBS pode ajudar a controlar os sintomas relacionados aos movimentos e que responderam bem à levodopa.

 

Em geral, o DBS não ajudará com:

– problemas ligados à equilíbrio e ao congelamento (freezing) (Bengala com Laser, óculos para marcha).

– sintomas não motores da doença de Parkinson incluindo depressão, memória, concentração ou distúrbio de sono.

– problemas ligados a fala.

A cirurgia consiste no implante de um ou dois eletrodos em regiões específicas do cérebro. Estes eletrodos são conectados a uma bateria, que normalmente é implantada no peito do paciente como ilustra a foto abaixo.

 

Eletrodos:

O eletrodo é o fio que é inserido diretamente no cérebro. Tem menos de 1.5 milímetros em diâmetro. A ponta do eletrodo entrega impulsos elétricos leves do neuroestimulador à área alvo do cérebro. O eletrodo é conectado ao gerador por meio de uma extensão.

 

Gerador (neuroestimulador):

O gerador é um aparelho parecido com um marca-passo que é o computador do sistema de DBS. Quando o sistema é ligado e os parâmetros são ajustados no neuroestimulador, ele entrega sinais elétricos ao cérebro para ajudar a controlar os sintomas relacionados ao movimentos dos portadores da doença de Parkinson.

 

Programador:

O programador é usado pelo médico para ajustar os sinais elétricos do sistema as necessidades específicas motoras do paciente. O sistema pode ser ajustado com a frequência necessária para controlar seus sintomas.

 

st-jude-medical-libra-dbs

Esta imagem mostra um sistema bilateral de Estimulação Cerebral Profunda. St. Jude Medical.

 

O DBS é para mim?

Você é único, cada pessoa com Parkinson é única. Há muitos fatores que podem impactar a escolha do tratamento adequado. Se você está pensando que a cirurgia pode ser uma opção para você, converse com o seu médico. Ele irá te ajudar a entender todos os critérios e passos até a cirurgia e também a estabelecer expectativas realistas sobre a vida com um sistema de DBS.

É importante que você também converse com seu parceiro/ cuidador. Esta decisão diz respeito a ele também.

 

Pergunte ao seu médico sobre o sistema de DBS da St. Jude Medical. Entre também em contato conosco para maiores informações: 11 2953.3064. Atendemos de segunda à sexta das 8:30 às 17:30.